Coordenação

Gestão 2017 - 2019 (atual)

Coordenadora: Pofª. Drª. Sidélia Santos Teixeira

Graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Muséologie et Mediation Culturelle pela Université D'Avignon e doutora em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. É professora (adjunto 3) do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente nas áreas de teoria museológica e ação cultural e educativa dos museus. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (2017-2019).

Vice-Coordenadora: Profª. Drª. Joseania Miranda Freitas

Doutora em Educação (UFBA), com pós-doutorado em História (UFG/UNINORTE-Colômbia/UPVD-Perpignan-França 2006-2007) e pós-doutorado em História (Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP 2016-2017). Docente do curso de Museologia da UFBA (Categoria Associado 4). Pesquisadora do Museu Afro-Brasileiro da UFBA, onde coordena projetos de pesquisa nas áreas de Memórias Afrodiaspóricas e Museologia, com ênfase em Cultura Material e Estudo de Coleções Museológicas, principalmente Arte Decorativa numa perspectiva de descolonização do olhar (Mobiliário; Prataria e Ourivesaria; Cerâmica e Porcelana). Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia/PPGMuseu/UFBA (2017-2019).

Gestão 2015 - 2017

Coordenador: Pofº. Drº. Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha

Graduado em Museologia (Universidade Federal da Bahia - 1992). Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal da Bahia - 1999). Doutor em História Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2006). Pós-Doutor em Museologia ( Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia - Lisboa - Portugal). Professor do Departamento de Museologia (UFBA), do Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos (CEAO - UFBA) , do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia e Programa de Estudos Pós Graduados em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa - Portugal) . Coordenador do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (2015-2017). Pesquisa questões relacionadas às memórias e processos patrimoniais com ênfase em temas africanos e afro-brasileiros. Tem experiência em ações museológicas, com destaque para a gestão institucional e produção e análise de exposições relacionadas ao Patrimônio Africano e Afro-Brasileiro. (2015-2017)

Vice-Coordenadora: Profª. Drª. Maria das Graças de Souza Teixeira

Pós-Doutorado em História pela Universidade Lusófona de Humanidades e Artes - Lisboa - (2010-2011). Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2007). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (1999). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1993). Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal da Bahia; Coordenadora do Museu Afro-Brasileiro/ FFCH/CEAO/UFBA. Professora do Programa de Mestrado em Museologia da UFBA orientando os projetos de Pesquisa: "A representação da Mulher Negra nos discursos narrativos em museus baianos" e " Os caminhos da Preservação Documental na Bahia" dos respectivos mestrandos Joana Angélica Flores Silva e Renato Carvalho da Silva. Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: conservação preventiva de acervos etnográficos, artísticos e históricos; planejamento e organização de espaços museais, gênero e patrimônio. Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (2015-2017).

Gestão 2013 - 2015

Coordenadora: Profª. Drª. Joseania Miranda Freitas

Doutora em Educação (UFBA), com pós-doutorado em História (UFG/UNINORTE-Colômbia/UPVD-Perpignan-França 2006-2007) e pós-doutorado em História (Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP 2016-2017). Docente do curso de Museologia da UFBA (Categoria Associado 4). Pesquisadora do Museu Afro-Brasileiro da UFBA, onde coordena projetos de pesquisa nas áreas de Memórias Afrodiaspóricas e Museologia, com ênfase em Cultura Material e Estudo de Coleções Museológicas, principalmente Arte Decorativa numa perspectiva de descolonização do olhar (Mobiliário; Prataria e Ourivesaria; Cerâmica e Porcelana). Primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia/PPGMuseu/UFBA (2013-2015).

Vice-Coordenador: Pofº. Drº. Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha

Graduado em Museologia (Universidade Federal da Bahia - 1992). Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal da Bahia - 1999). Doutor em História Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2006). Pós-Doutor em Museologia ( Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia - Lisboa - Portugal). Professor do Departamento de Museologia (UFBA), do Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos (CEAO - UFBA) , do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia e Programa de Estudos Pós Graduados em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa - Portugal) . Vice coordenador do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (2013-2015). Pesquisa questões relacionadas às memórias e processos patrimoniais com ênfase em temas africanos e afro-brasileiros. Tem experiência em ações museológicas, com destaque para a gestão institucional e produção e análise de exposições relacionadas ao Patrimônio Africano e Afro-Brasileiro. (2013-2015)