Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1:  Museologia e Desenvolvimento Social

 
Consideram-se as investigações relativas à teoria museológica contemporânea com base na relação patrimônio, cultura e preservação, compreendendo o museu como laboratório onde se processa a relação do homem com o bem cultural e produzem-se leituras e interpretações sobre os grupos sociais. Entende-se desenvolvimento social na perspectiva de formação dos sujeitos envolvidos na ação museal, tendo o patrimônio cultural como instrumento de inclusão social e cidadania. Preveem-se discussões sobre as trajetórias museológicas e/ou patrimoniais, os agentes e a constituição de coleções de natureza diversa, bem como os estudos sobre o patrimônio cultural, buscando compreender e valorizar as diversas realidades socioculturais das sociedades contemporâneas.
 
Coordenadora: Suely Moraes Cerávolo
Docentes: Joseania Miranda Freitas, Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha, Sidélia Santos Teixeira e Suely Moraes Cerávolo.
Docentes Colaboradores: Mário de Souza Chagas, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa, Clovis Carvalho Britto, Carlos Alberto Santos Costa, Mariela Brazón Hernández
 

Linha de Pesquisa 2:   Patrimônio e Comunicação

 
A linha privilegia investigações sobre a relação entre o patrimônio e a comunicação museológica. Tomam-se como referência, principalmente, as etapas dos processos de musealização, incluindo a documentação, conservação preventiva e difusão por meio das linguagens expográficas. Inclui abordagens sobre mediação cultural, estudos de público, bem como o uso e o manejo do ciberespaço e museus digitais, além do emprego de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
 
Coordenadora: Maria das Graças de Souza Teixeira
Docentes: José Claudio Alves de Oliveira, Maria das Graças de Souza Teixeira e Rita de Cássia Maia da Silva.
Docentes Colaboradores: Ana Helena da Silva Delfino Duarte, Gilson Magno dos Santos, Cecilia Conceicao Moreira Soares e Mary Weinstein,