Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA vincula-se à Área 31 – Comunicação e Informação  – CAPES – com ênfase na teoria museológica contemporânea, voltada para os estudos dos processos museais, institucionais ou não. Focaliza as relações de poder e representações desenvolvidas entre grupos culturais, abarcando problemáticas inseridas em questões históricas e  socioculturais de forma a ressaltar configurações teórico-conceituais, métodos de abordagem, estratégias, uso e apropriação do patrimônio cultural.

O PPGMuseu foi criado para que os estudantes sejam qualificados para a pesquisa e magistério superior no campo da Museologia e Patrimônio, e habilitados para o exercício de atividades museológicas, em defesa da preservação do patrimônio cultural (material e imaterial), comunicação museal e desenvolvimento social, em espaços públicos e privados.

Tem como objetivos específicos:

  •  Formar pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e do magistério superior no campo da Museologia;
  •  Desenvolver a pesquisa na área museológica com foco no patrimônio, na comunicação museal e no desenvolvimento social;
  •  Estimular e divulgar a produção de conhecimentos sobre a realidade museológica e o patrimônio da região Nordeste e Norte do país.