ACCS: FCHL49 - Museu dos vivos: pela memória e re(e)xistência

Esta Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade propõe um conjunto de atividades que congrega as ações e estabelece um mecanismo de troca e intercâmbio entre as múltiplas ações de museologia social na cidade. O museu dos vivos, trata justamente da relação museu, memória e re(e)xistência de grupos populares e suas reivindicações e ações pela cidadania através de ações museológicas no âmbito do Fórum Social Mundial. A intenção é a ocupação de espaços pre-estabelecidos, de preferência, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH - UFBA, no dia 13/03 no início do dia com instalações e banners destas instituições e projetos em sintonia com o tema do fórum social mundial. A ideia é fazer uma chamada para que diversas instituições, incluindo ongs, museus, universidades, cursos, escolas e também professores, estudantes, pesquisadores, movimentos sociais, militantes e mais possam participar da atividade, do processo apresentando propostas de banner e/ou instalações. O ápice desta atividade se dará com o museu do cortejo e dos estandartes onde todos os participantes e o público em geral serão convidados em um dia marcado e combinado levarem palavras de ordem, objetos de memória e outras imagens alusivas à relação entre tradição e o futuro desejado. No final do cortejo haverá a apresentação de cada utopia (desejo de mundo, "um outro mundo é possível") pelos participantes. O cortejo, um desfile dos objetos de memória, ocorrerá pelo campus ou espaço do Fórum SOCIAL MUNDIAL, acompanhado por música e animação e performances.

A ACCS prevê a contratação de um bolsista. Os interessados, após se matricularem, manifestem o interesse pela mesma. A seleção para esta bolsa levará em conta o coeficiente de rendimento do candidat@.

Atenciosamente,

Rita Maia