Procedimentos para Defesa e Conclusão de Curso
Submitted by ppgmuseu on Mon, 16/06/2025 - 12:49
Para a indicação de banca avaliadora, devem ser entregues, com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias da provável data da defesa:
1º Pelo orientador:
a) certificar-se, através do histórico no SIGAA, que o discente cumpriu todos os requisitos e não possui pendências de notas, AC e registro de resultados das atividades obrigatórias;
b) cadastrar previamente a banca no SIGAA (não incluir os suplentes), tutorial para cadastro da banca clique aqui;
c) apresentar o requerimento da Banca de Mestrado assinado pelo discente e orientador, formulário do requerimento clique aqui;
2º Pelo discente:
a) enviar para o e-mail ppgmuseu@ufba.br os comprovantes das atividades complementares e o formulário com o registro da carga horária, 45 dias antes da defesa;
b) enviar o arquivo digital da versão para defesa da dissertação, apenas em formato pdf, para o e-mail ppgmuseu@ufba.br, com cópia para o orientador;
d) apresentar o card para a divulgação da defesa.
Observações:
a) o discente deve enviar todos os documentos em e-mail único.
b) o assunto do e-mail deve seguir o formato “Documentos para Defesa: nome completo do aluno – Ano”
Após a confirmação de recebimento pela secretaria do PPGMUSEU, os documentos são encaminhados para apreciação em reunião do colegiado. Sendo aprovada a indicação de banca avaliadora, discente e docente são notificados da aprovação da banca.
O repasse da versão para defesa aos membros da Banca, responsabilidade do PPGMUSEU, é feito após a aprovação da banca pelo Colegiado. O orientador tem o prazo de uma semana após a aprovação para envio do link da sala virtual (em caso de defesas por videoconferência) ao PPGMUSEU para divulgação. Todas as defesas são divulgadas no site do programa, canal oficial de comunicação.
Após a defesa, o orientador deve entregar ao PPGMUSEU:
1- a ata de defesa devidamente assinada na qual deve constar o parecer da banca avaliadora;
2- a gravação da defesa ao PPGMUSEU, que é obrigatório para defesas por videoconferência.
Após a confirmação de recebimento pelo PPGMUSEU, o orientador recebe as declarações de participação dos membros da banca avaliadora. Em caso de aprovação na defesa pública, o servidor consolida a atividade no histórico escolar do discente e o instrui a respeito dos procedimentos pós-defesa.
Após a Defesa, o discente tem 60 (sessenta) dias de prazo regulamentar para emissão de uma versão final de seu trabalho de conclusão, que deve ser:
1- submetida ao sistema SIGAA
2- homologada pelo Colegiado
3- depositada no Repositório Institucional da UFBA.
Após a submissão da versão final, a defesa do discente é levada para homologação em reunião do colegiado do programa. Sendo homologada, o PPGMUSEU dá prosseguimento à homologação no SIGAA e a abertura de processo de emissão de primeira via de diploma, e envia ao discente orientações para acompanhamento do processo.
Observações: Defesas por videoconferência devem ser integralmente gravadas.
Para mais informações, consulte a Instrução Normativa No. 003 de 2023.