Corpo Docente

Docente Permanente
Nome: Luciana Messeder Ballardo
Titulação: Doutorado em Museologia e Patrimônio
Currículo Lattes: Link
E-mail: lmb@ufba.br

(LP2) Patrimônio e Comunicação
Biografia / Currículo: 
Professora permanente do PPGmuseu, Museóloga, Arqueóloga, Dançarina, Técnica em Eletrônica e em Desenho gráfico, e Desenhista técnica de Arquitetura. Doutora em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS - UNIRIO / MAST (2021). Graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2002). Mestre em Patrimônio Cultural com concentração em Arqueologia pelo PPGPPC/UFSM (2013). Atualmente é professora Adjunta, com dedicação exclusiva, do Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Expografia e Documentação museológica atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio, Arqueologia e Cultura. Pesquisadora colaboradora associada ao Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP-UNIRIO).
Docente Permanente
Nome: Ana Helena da Silva Delfino Duarte
Titulação: Doutorado em História Social
Currículo Lattes: Link
E-mail: anaduarte@ufu.br

(LP2) Patrimônio e Comunicação
Biografia / Currículo: 
Professora permanente do PPGMuseu, é Artista Plástica. Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP com estágio de doutorado na Universidade de Évora UE / Portugal (Bolsa PDEE-CAPES). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia atuando no Curso de Graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-graduação em Artes. Professora no Programa de Pós-graduação em Museologia/UFBA Linha de pesquisa: Patrimônio e Comunicação. Possui experiência na área das Artes Visuais com ênfase em Pintura, Análise semiótica da imagem, Instalação e Processo de Criação em Arte. Na área de História (História Cultural, realiza investigações sobre Cultura, Arte e Religiosidade Popular, com pesquisa desenvolvida sobre a Arte sacra, Arte Religiosa e Ex-votos. Atua como artista visual com mostras no Brasil e exterior. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino - NUPPE/UFU (líder), Núcleo de Estudos de História Social da Cidade - NEHSC/PUC/SP (Pesquisador), Grupo de pesquisa sobre Cibermuseus /NEP - Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos /GREC/UFBA (Pesquisador).
 
Docente Permanente
Nome: Carlos Alberto Etchevarne
Titulação: Doutorado em Quaternaire, Geologie et Pré-Histoire
Currículo Lattes: Link
E-mail: etchvrn@ufba.br

(LP1) Museologia e Desenvolvimento Social
Biografia / Currículo:
Professor permanente do PPGMuseu, é doutorado em Quaternaire, Geologie et Pré-Histoire pelo Museum National D' Histoire Naturelle, Paris. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Professor da Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto. Coordenador do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica (UFBA/CNPQ), com estudos focados em arqueologia baiana do período pré-colonial (especialmente em arte rupestre) e do colonial, com ênfase em cidades.

Docente Permanente
Nome: Clovis Carvalho Britto
Titulação: Doutor em Sociologia
Currículo Lattes: Link
E-mail: clovisbritto@unb.br

(LP1) Museologia e Desenvolvimento Social
Biografia / Currículo: 
Professor permanente do PPGMuseu, tem Pós-Doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Linha de Pesquisa Arte, Cultura e Patrimônio. Doutorando em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Portugal. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestre em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou os cursos de aperfeiçoamento em Estudos Avançados em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Portugal (ULHT) e em Gestão Contemporânea da Cultura (DUO, OEA, UNESCO). Líder do Grupo de Pesquisa Sócio-Antropologia dos Patrimônios, Museus e Acervos (UFS), Membro dos Grupos de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB), História Regional: Manifestações Artísticas e Patrimônios Culturais (UEM) e Observatório da Museologia na Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da Literatura, Sociologia da Religião e Antropologia dos Museus e Patrimônios.
Docente Permanente
Nome: Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior
Titulação: Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Currículo Lattes: Link
E-mail: gilsonportouft@gmail.com

(LP1) Museologia e Desenvolvimento Social
Biografia / Currículo

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. É doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade deComunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE-UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo, Pedagogia, História e Letras. Realizou estudos de pós-doutoramento/professor visitante nas Universidades de Coimbra (UC-Portugal), de Cádiz (UCA, Espanha), de Brasília(FAC-UnB) e UNESP (UNESP-SP). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo LattesObservatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e ExtensãoInformação, Comunicação e Memória (INFO-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), noPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFT,2018-atual) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIN-UFF, 2021-atual). ÉInvestigador Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC-Portugal). Foibolsista Produtividade (UFT, 2016-2017), tendo recebido o Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa (UFT, 2018)e o Prêmio UFT de Divulgação Científica (UFT, 2019). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo, formação, inovaçãotecnológica e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na UniãoEuropeia, CPLP/PALOPS e BRICS. Tem experiência como editor científico (Revista de Pedagogia - UnB, 1999-2007; RevistaObservatório, UFT-UNESP, 2015-atual; Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, UFT-UFRR-UNIR-UFPA,2017-atual).Coordena a International Researchers Network for Bologna (Rebol) (Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha)(desde 2015) e participa nas redes: RedeCT - Rede Internacional de Pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais(desde 2017, onde assumiu a vice-coordenação entre 2017-2022), Rede Nacional de Observatórios de Imprensa - RENOI(desde 2015, onde assumiu a coordenação para o período de 2022-2024), REDE AMLAT - Comunicação, Cidadania,Educação e Integração na América Latina (desde 2019) e RNCD - Rede Nacional de Combate à Desinformação (desde2020).

Docente Permanente
Nome: José Cláudio Alves de Oliveira
Titulação: Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias
Currículo Lattes: Link
E-mail: claudius@ufba.br

(LP2) Patrimônio e Comunicação
Biografia / Currículo: 
Professor permanente do PPGMuseu. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela UMinho, Portugal. (FAPESB BOL2757/2012, CAPES BEX18009/12-3). Professor Associado I da UFBA. Coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos e o Projeto Ex-votos do México (CNPq). Temas de Investigação: Cibercultura, Museus Virtuais, Cultura e Comunicação, Cultura Digital e Cultura Popular.
Docente Permanente
Nome: Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha
Titulação: Pós-Doutor em Museologia
Currículo Lattes: Link
E-mail: marcelo.bernardodacunha.cunha@gmail.com

(LP1) Museologia e Desenvolvimento Social
Biografia / Currículo: 
Professor permanente do PPGMuseu. Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal da Bahia - 1999). Doutor em História Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2006). Pós-Doutor em Museologia ( Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia - Lisboa - Portugal). Professor do Departamento de Museologia (UFBA), do Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos (CEAO - UFBA) , do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia e Programa de Estudos Pós Graduados em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa - Portugal). Temas de Investigação: Memórias afro-brasileiras, Cultura Material, Estudos de Coleções Museológicas.
Docente Permanente
Nome: Maria Célia Teixeira Moura
Titulação: Doutorado em Educação
Currículo Lattes: Link
E-mail: mariaceliatms@gmail.com

(LP1) Museologia e Desenvolvimento Social
Biografia / Currículo:

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, membro da Associação Brasileira de Museologia, coordenação do Ministério da Cultura, conselheira da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários, conselheira do Conselho Internacional de Museus-ICOM/BR, professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e conselho consultivo do patrimônio museológico do Instituto Brasileiro de Museus. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Gestão e Organização de Museu, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, museu, ação educativa dos museus, formação e capacitação e seleção de projetos.

Docente Permanente
Nome: Maria das Graças de Souza Teixeira
Titulação: Pós-Doutorado em História
Currículo Lattes: Link
E-mail: mgteixeir@hotmail.com

(LP2) Patrimônio e Comunicação
Biografia / Currículo: 
Professora permanente do Programa. Possui Pós-Doutorado em História pela Universidade Lusófona de Humanidades e Artes - Lisboa - (2010-2011). Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2007). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (1999). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1993). Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal da Bahia; Coordenadora do Museu Afro-Brasileiro/ FFCH/CEAO/UFBA. Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: conservação preventiva de acervos etnográficos, artísticos e históricos; planejamento e organização de espaços museais, gênero e patrimônio.
Docente Permanente
Nome: Mariela Brazón Hernández
Titulação: Doutorado em Artes Visuais
Currículo Lattes: Link
E-mail: marielabrazon@yahoo.com.br

(LP1) Museologia e Desenvolvimento Social
Biografia / Currículo: 
Professora permanente do PPGMuseu, possui Bacharelado em Computação - Universidad Central de Venezuela (1989), Bacharelado em Artes - Universidad Central de Venezuela (1998), Mestrado em Artes Visuais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Artes Visuais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos da UFBA. É membro do Grupo de Pesquisa em História da Arte da UFS e do Grupo de Pesquisa "Observatório da Museologia Baiana" do PPGMuseu (FFCH-UFBA), com o projeto intitulado "A Natureza como espaço que nos habita: desdobramentos das teorias de Joseph Beuys no campo museológico contemporâneo". Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História e Historiografia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações entre Arte e Ciência, Arte Cinética e Arte latino-americana.
Docente Permanente
Nome: Rita de Cassia Maia da Silva
Titulação: Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea
Currículo Lattes: Link
E-mail: proritamaia@gmail.com

LP2: Patrimônio e Comunicação
Biografia / Currículo:
Professora permanente do PPGMuseu. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1986), Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003). É Professora Adjunto I da Universidade Federal da Bahia, atuando no Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Museologia. com Pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal, no Departamento de cultura e Artes - Laboratório do CETAC - MEDIA. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em expografia e expologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação museológica, comunicação e cultura, relações imagem - identidade, cultura afro-baiana e uso das TIC em museus.
Docente Permanente
Nome: Sidélia Santos Teixeira
Titulação: Doutorado em Estudos Contemporâneos
Currículo Lattes: Link
E-mail: sideliat@yahoo.com.br

(LP1) Museologia e Desenvolvimento Social
Biografia / Currículo:
Professora permanente do programa, pertencer a Linha 1, graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Muséologie et Mediation Culturelle pela Université D'Avignon e doutora em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. É professora (adjunto 3) do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente nas áreas de teoria museológica e ação cultural e educativa dos museus.
Docente Permanente
Nome: Viviane Panelli Sarraf
Titulação: Doutorado em Comunicação e Semiótica
Currículo Lattes: Link
E-mail: vsarraf@gmail.com

(LP2) Patrimônio e Cominicação
Biografia / Currículo:
Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB-USP e do Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia - USP. Professora do Curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP e do Curso de Especialização em Audiodescrição da PUC-Minas. Foi consultora da UNESCO para Projeto PRODOC da SECEC-DF (2022). Coordenadora do GEPAM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus. Pós Doutora em Museologia pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia da USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Graduada em Educação Artística pela FAAP. Fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis. Parecerista AdHoc da FAPESP (desde 2013). Foi a responsável pela criação, documentação e conservação do acervo, criação do programa educativo,modernização, curadoria e programa de extensão cultural do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos (2002-2013). Recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais nas áreas de Ação Cultural e Educativa, Museologia, Empreendedorismo e Pesquisa. Possui publicações na área de Acessibilidade Cultural e ministra cursos na área em parceria com universidades e organizações culturais brasileiras. Organizou em 2018 o Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações junto ao Centro e Pesquisa e Formação do SESC-SP e o 6o Congresso Internacional Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio em parceria com o IEB-USP, MAM-SP e Itaú Cultural. Tem experiência na área de Acessibilidade Cultural, Museologia, Gestão Cultural, Curadoria e Comunicação, com ênfase em acessibilidade para pessoas com deficiência, neurodiversidades e novas identidades. 
 
Docente Permanente
Docente Colaborador
Nome: Mario de Souza Chagas
Titulação: Doutorado em Ciências Sociais
Currículo Lattes: Link
E-mail: pmariosc@gmail.com

(LP1) Museologia e Desenvolvimento Social
Biografia / Currículo: 
Professor colaborador do PPGMuseu, possui doutorado em Ciências Sociais pela Uerj (2003). Um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus (lançada em 2003) e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia - MUSAS e criador do Programa Editorial do Ibram. Tem experiência e especial interesse no campo da memória social, do patrimônio cultural (material e imaterial), da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória e patrimônio.
Docente Colaborador
Nome: Mary Weinstein
Titulação: Doutorado em Cultura e Sociedade
Currículo Lattes: Link
E-mail: maryweinstein@gmail.com

(LP2) Patrimônio e Comunicação
Biografia / Currículo: 
Professora colaboradora do PPGMuseu, é doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia, mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC (2005), graduada em Comunicação, com habilitação em jornalismo (1985) e em Licenciatura em Dança, também, pela Universidade Federal da Bahia (1982). Foi repórter do Jornal A Tarde de 2001 a 2012, onde começou escrevendo sobre dança e teatro, para o Caderno 2. Ao se transferir para a editoria de local, passou a escrever sobre cidades e cotidiano, tornando-se repórter especializada em urbanismo e patrimônio histórico e cultural. Também tem experiência em telejornalismo (TV Bahia e TVE), como repórter e editora. Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Museologia (PPGMuseu), professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e coordenadora do grupo de estudo Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural.
Docente Colaborador